O IPTU 2021 – Imposto Predial Territorial e Urbano, é um tributo municipal, pago anualmente pelos proprietários de imóveis residenciais e comerciais. Sendo assim, podemos afirmar que toda construção em zona urbana, paga este imposto aos cofres do município. Lembrando que, se a sua propriedade for apenas um terreno, você irá pagar o ITU- Imposto Territorial Urbano e se for fora da zona urbana, você pagará o ITR -Imposto Territorial Rural.
Portanto, pagar o IPTU 2021 é uma obrigação dos proprietários de imóveis para com o município onde ele mora. É um dever como cidadão e contribuinte, pois é com essa arrecadação que a prefeitura de sua cidade realiza as obras para o benefício da população, como escolas, postos de saúde, saneamento básico, infraestrutura das ruas, iluminação e segurança.
Se você ainda não pegou o carnê do IPTU do seu imóvel, venha conosco na leitura deste artigo, através dos tópicos abaixo, que vamos lhe dar dicas de pegar e pagar de forma rápida e segura:
IPTU 2021: já está disponível?
Todo ano, no início do mês de janeiro, as prefeituras de todas as cidades do Brasil, liberam o carnê do IPTU para pagamento, enviando para as respectivas residências, através dos correios. Uma outra forma de retirada destes carnês, é através dos portais da secretaria da fazenda das prefeituras. Neste formato, você vai precisar ter o número da matrícula do domicílio em mãos, para visualizar e imprimir o IPTU 2021.
Quanto mais cedo você tiver acesso a esse carnê, você vai poder comparar se o IPTU 2021 aumentou muito em relação ao ano anterior e programar o seu pagamento, que pode ser:
- Cota única, com um desconto oferecido pela prefeitura.
- Ou parcelado em até 5 vezes, conforme a regra de cada município
Como pagar o IPTU 2021?
O pagamento de IPTU 2021 é igual ao pagamento de qualquer boleto. Quando você tiver acesso ao seu carnê, seja ele entregue na sua residência ou retirado no portal da secretaria da fazenda de seu município, você poderá programar este pagamento.
Dependendo do valor cobrado e do seu orçamento doméstico, você irá definir se pagará a cota única ou em parcelas, mês a mês. Ele pode ser pago em qualquer instituição bancária definida pela prefeitura, através de débito automático em conta corrente, em casas lotéricas, aplicativos da internet bank e na secretaria de finanças do seu município.
Parcelamento do IPTU em 2021, como solicitar?
Ao receber o carne de IPTU 2021, você vai observar que ele vem com duas opções de pagamento: a cota única com desconto ou parcelado conforme a definição de cada prefeitura. Portanto, para o IPTU 2021 não há necessidade de se pedir parcelamento, essa opção é automática. Agora, se estamos falando de IPTU de anos anteriores, você deve acessar a secretaria da fazenda do seu município e buscar por emissão de 2ª via da carne do IPTU dos anos que se encontram em atraso.
Porém, todos os anos as prefeituras municipais fazem campanhas para quitação desse imposto, com descontos que variam de 10 a 20% e parcelamentos em até 10 vezes. É só na época, você aderir ao plano de financiamento de sua prefeitura. Tenha cuidado, pois o fato de não pagar o IPTU no prazo, você arcará com juros, multas, negativação de seu nome e em alguns casos até a perda do imóvel.
Quem deve pagar o IPTU em 2021?
Ter um imóvel residencial ou comercial, significa que você tem despesas como energia, água, internet, condomínio, taxas de gás e também do IPTU. Este imposto é uma obrigação anual, baseado no valor venal do seu imóvel. O valor venal, nada mais é, que o valor de compra e venda de um imóvel, definido pela prefeitura. Ela leva em consideração, tempo de construção e localização do estabelecimento.
Portanto, o valor do IPTU 2021 é referente ao ano anterior e deve pagar todo proprietário de imóvel residencial e comercial. Porém, existe alguns moradores que são considerados isentos e a regra para isenção, varia de cidade para cidade.
Sendo assim, em algumas cidades, aposentados e pensionistas não pagam ou pagam uma alíquota menor de IPTU. Já em outras prefeituras, a isenção é pelo valor venal do imóvel. Por exemplo, na cidade de Salvador, na Bahia, fica isento de pagar o IPTU 2021, quem tem imóvel com valor venal de até R$ 107.457,59.
Qual é o valor do IPTU em 2021?
O cálculo do IPTU 2021 ou de anos anteriores, é baseado no valor venal do imóvel. O percentual aplicado varia de um município para outro. Na composição deste valor, é considerado o tamanho do terreno, a localização e a finalidade do imóvel. Se é residencial ou para fins comerciais.
Essa regra geral, serve para calcular o IPTU de 2021 São Paulo, do estado da Bahia ou do Rio de Janeiro. Os especialistas no assunto, costumam arbitrar um percentual de 1 a 1,5% para cálculo do IPTU.
Segunda via do IPTU 2021 nas cidades, como solicitar?
A segunda via do carne do IPTU 2021 ou dos anos anteriores pode ser retirada de forma rápida e segura nos sites da secretaria da fazenda de cada município. Basta ter o número da matrícula do imóvel junto a prefeitura, entrar no site, solicitar, visualizar e imprimir. Uma outra forma é indo pessoalmente a um posto de atendimento da prefeitura e solicitar a segunda via do documento.
Espero que este artigo o tenha ajudado a imprimir e a pagar o carnê do seu IPTU 2021 dentro do prazo. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: https://ift.tt/3hYX048 e veja outros artigos.
Veja o vídeo:
The post IPTU 2021 – Saiba até onde vai seu dever de cidadão! appeared first on GUIA DA TRIBUTAÇÃO.

Nenhum comentário:
Postar um comentário