Saiba de uma vez por todas qual é a necessidade de colocar CPF na nota e acrescente este hábito em sua vida.
Receber a pergunta sobre a colocação de CPF na nota é algo corriqueiro no Brasil, visto em praticante todas as compras. Isto ocorre porque alguns estados possuem programas para reduzir a sonegação de impostos, e para que o consumidor os utilize eles oferecem recompensas.
O primeiro estado a criar o sistema foi o Rio Grande do Sul, mas sem dúvidas o de São Paulo é o maior deles. O sistema de controle de tributação cria um vínculo com o consumidor, que fica responsável por solicitar a nota de todas as suas compras em prol de um benefício e do pagamento de impostos.
Além dos territórios citados, o Maranhão; Rio de Janeiro; Alagoas; Minas Gerais; Bahia; Pará; Amazonas; Ceará; Sergipe; Rio Grande do Norte; Rondônia; Paraná e o Distrito Federal também contam com programa de notas. Veja a importância do CPF na nota e todas as vantagens:
Para que serve o CPF na Nota?
O CPF é usado para registrar uma nota, assim o governo pode saber exatamente a quem pertence a compra. Além disso, ele permite que o controle fiscal seja mais efetivo, por isso o CPF na nota é oferecido.
É primordial que todo consumidor saiba que as empresas possuem obrigatoriedade de emitir nota e arcar com as tributações do governo, com exceção de quando é registrada como MEI.
Por isso, foram criados programas para incentivar os consumidores a pedirem a nota. Assim, o CPF na Nota Fiscal, cresce o número de impostos pagos, a sonegação é reduzida e o consumidor atua ajudando todas essas ações.
Como colocar CPF na Nota?
O primeiro passo é saber se o estado ao qual pertence possui um programa de CPF na nota. A maioria destes necessita de um cadastro de CPF na nota fiscal prévio, para então começar a participar. O processo não ocorre automaticamente.
A cidade de São Paulo, por exemplo, tem a Nota do Milhão, que utiliza o registro do CPF para realizar o sorteio de 1 milhão por mês. Para chamar ainda mais a atenção dos consumidores, no mês de dezembro o prêmio dobra. Depois de cadastrado, basta pedir o CPF na nota a cada compra que for realizada.
Quais os benefícios de colocar o CPF na Nota?
Existem mitos que dizem que colocar o CPF na nota pode ocasionar a restrição na Receite Federal e muitas outras lendas urbanas, mas nada disso é real. O consumidor pode realizar o cadastro com tranquilidade para aproveitar os seguintes benefícios:
- Dedução
Os estados do Alagoas, Paraná, Rondônia, Goiás e São Paulo, oferecem a devolução de uma porcentagem da nota fiscal. O valor é somado em uma conta e pode ser deduzido no IPVA. Já o Rio de Janeiro, Bahia e Manaus, utilizam o mesmo método, mas a dedução é no IPTU.
- Sorteios
Alguns locais oferecem a participação em sorteios, que se iniciam com um montante de milhares de reais e chegam a 2 milhões, como ocorre em São Paulo. Assim, quanto mais notas cadastradas, maior a chance de ganhar.
- Transferência para conta
O total das devoluções, que funcionam como cashback, é cumulativo e fica em um sistema, onde o consumidor acessa e escolhe o destino do valor. Um dos modos mais certeiros de utiliza-lo é transferindo para uma conta bancária.
Como ganhar prêmios com CPF na nota?
Como alguns estados realizam sorteios para quem utiliza o CPF na nota, é comum os consumidores terem dúvidas de como fazer para ganhar. No entanto, a resposta é simples, é preciso pedir pelo CPF na nota em todas as compras, afinal cada uma delas proporciona uma chance a mais.
Como ver o saldo do CPF na nota?
A visualização do saldo é bastante simples e permite o controle por parte do consumidor, ela demanda apenas o uso da internet. No entanto, cada sistema possui um site distinto e um CPF na nota aplicativo.
O estado de São Paulo, por exemplo, conta com um sistema inteligente e fácil de utilizar. Veja o passo a passo e verifique o valor acumulado pelos moradores do estado:
- Acesse o site do programa de CPF na nota, no https://ift.tt/3dhIUev;
- Clique em “Acesso ao Sistema”, na aba “Consumidor” localizada na parte central do portal;
- Informe o CPF e senha, depois clique em “Consultar”. Caso não possua cadastro é só clicar em “Cadastro pessoa física” que está presente abaixo das abas;
- O saldo surgirá na tela, onde o usuário pode transferir para sua conta ou abater no valor do IPVA (essa opção é válida somente no mês de outubro).

Por que não pedir CPF na nota?
As pessoas imaginam que a Receita Federal usa a informação vinda do CPF na nota para cruzar com dados do Imposto de Renda, fazendo com que várias pessoas caiam na “malha fina”. No entanto, a informação não procede e as notas não prejudicam os consumidores. Portanto, não existe razão para não pedir a nota.
Como pedir CPF na nota em compras pela internet?
Todas as compras feitas pela internet possuem a obrigatoriedade da nota fiscal, pois passam pelo transporte. Por isso, ao realizar uma aquisição online o consumidor deve preencher todos os seus dados. Quando o estabelecimento lança a nota o valor é adicionado automaticamente no sistema, pelo número do CPF.
Entenda mais sobre os sistemas de bonificação e notas fiscais no vídeo abaixo:
The post CPF na Nota – Conheça 3 motivos pra começar a colocar hoje! appeared first on GUIA DA TRIBUTAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário