quinta-feira, 25 de junho de 2020

Formas de Pagamento na empresa – Negocie em tempo de crise!

Há diversas formas de pagamento a serem consideradas em momentos de crise. Se a sua empresa tem passado por momentos de crise ou fluxo de caixa desfavorável em determinado momento, saiba que é possível contar com alternativas diferenciadas a cada caso.

Primeiro, não se desespere!

Considere que você não é a única pessoa a passar por uma situação complicada em que se deve pensar como superar uma crise de capital em sua empresa.

Muitas pessoas já passaram por isso, tanto que já desenvolveram formas de pagamento que servem a diferentes casos. O motivo ou motivos pelos quais a sua empresa passa por dificuldades podem ser de ordem interna ou externa. Pode até mesmo ser global, como uma crise de saúde que atinge o planeta todo!

Mantenha o pensamento objetivo e claro:

  • pense em produzir o produto ou o serviço de acordo com a qualidade que o seu público alvo precisa e, também, pense como manter o capital de giro positivo.

Confira as respostas que demos às perguntas mais frequentes feitas por empresários(as) em momentos que suas empresas passam por uma crise. E, conheça as alternativas às formas de pagamento a cada caso, fornecedores e colaboradores.

Quais as Formas de Pagamento na empresa com fornecedor?

formas de pagamento a fornecedores
Formas de Pagamento na empresa – Negocie em tempo de crise!

Entre todas as formas de pagamento a qual vier a ser escolhida deve levar em conta a boa relação com o fornecedor. Evite causar dúvidas quanto à competência de sua empresa em realizar os pagamentos. No entanto, seja justo com as possibilidades do capital de sua empresa. Converse com o fornecedor e procure entre as alternativas a melhor para as duas partes:

  • pagamento antecipado com desconto;
  • pagamento parcelado sem incidência de juros;
  • negociação de prazos.

O importante é negociar entre as possíveis formas de pagamento e chegar a um acordo, sem que nenhuma das partes necessite recorrer a um empréstimo ou endividamento maior.

Formas de Pagamento na empresa com os funcionários

formas de pagamento de salário para os funcionários de empresas de acordo com cada caso. Se o caso for uma epidemia de saúde pública e global, como a enfrentada no primeiro semestre de 2020, há uma solução proposta pelo governo federal através da Medida Provisória n. 936.

Entre as formas de pagamento, essa medida emergencial pode ser uma alternativa para as pequenas e médias empresas. Essa medida fornece crédito às empresas, para continuarem a prover os salários de seus funcionários e colaboradores mesmo com a redução de 70% da jornada de trabalho.

Para saber mais sobre esse auxílio, acesse a página do Sebrae através desse link:

  • https://ift.tt/31djNmK.

Já um empréstimo no banco não é uma das formas de pagamento mais recomendadas. Em momentos de crise de capital na empresa, deve-se evitar ao máximo gerar dívidas!

Se a crise for interna à empresa, meios para melhorar o saldo positivo no fluxo de caixa podem causar uma melhor condição para o pagamento dos salários dos funcionários. Considere como possibilidade as formas de pagamento através de pagamentos de:

  • benefícios como plano de saúde, vale transporte, vale alimentação, creche, previdência;
  • participação nos lucros da empresa;
  • bonificações e prêmios.

O salário pode ser parcelado, adiantado ou a prazo, pode ter o teto reduzido… mas, nunca se pode reduzir o piso! O salário mínimo deve ser mantido.

Valorize a contribuição de seus funcionários com pagamentos justos e, assim, o trabalho terá maior qualidade podendo render maior fluxo de caixa.

Como negociar o salário dos funcionários na crise?

Quando houver esgotado as alternativas para melhoria de geração de receitas para a empresa e houver a necessidade de alteração das formas de pagamento de salário, deve-se propor um diálogo com os funcionários.

A situação deve ser esclarecida aos funcionários, mas não precisam ser apresentados os detalhes. Permita que a discussão seja aberta, perante os funcionários e/ou a classe que os represente, porque a solução pode vir de diversos lados.

Pode-se propor e aceitar formas de pagamento até que se alcance uma que seja justa para os dois lados e que permita a execução de qualidade da empresa.

formas de pagamento

Como negociar o pagamento das dívidas empresariais na crise?

Para alcançar a melhor opção para a sua empresa entre as formas de pagamento das dívidas em uma crise, primeiro você deve conhecer a sua empresa!

Saiba como ocorre a movimentação de capital em sua empresa, analise o fluxo de caixa e entenda todas as possibilidades de pagamentos aos credores em prazos reais. Observe os contratos com os credores:

  • faça uma análise quais os pontos positivos e os negativos do financiamento.

Vá ao banco credor e proponha negociar um acordo para a quitação da dívida que seja coerente com o seu fluxo de caixa. Negocie até que seja justo. Se você não chegou a um acordo com o banco e ainda houver irregularidades ou taxas abusivas, você pode denunciar o abuso ao Banco Central.

Nesse momento, você argumentar e buscar negociar a dívida em condições favoráveis para as formas de pagamento de seus débitos. Ainda, a dívida pode ser transporta à outra instituição financeira, que apresente melhores condições para a sua empresa.

Pagamento de importação e exportação, como funciona?

formas de pagamento exportação e importação diversificadas, no entanto a tomada de decisão quanto a escolha da modalidade entre as formas de pagamento possíveis deve ser feita em acordo.

O acordo entre importador e exportador depende do grau de confiança no comércio entre as partes interessadas, as exigências do país importador e as linhas de crédito.

As formas de pagamento exportação e importação são:

  • pagamento antecipado;
  • remessa sem saque;
  • cobrança documentária; e
  • carta de crédito.

Para maiores informações quanto às modalidades de pagamento em transações de importação e exportação, confira maior detalhamento do assunto no o site do governo brasileiro. Acesse o link:

  • https://ift.tt/2B9sRyn.

Há diversas formas de pagamento para salvar uma empresa em crise.

Para tanto, é necessário conhecer o fluxo de caixa e o capital da empresa antes de tomar decisões.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário para nós!

Compartilhe com os amigos.

E aproveite para ver esse vídeo:

The post Formas de Pagamento na empresa – Negocie em tempo de crise! appeared first on GUIA DA TRIBUTAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os detalhes sobre a SEFAZ de Piauí que você sempre quis saber!

Meu pai precisa resolver algumas questões na SEFAZ PI, desta forma, para ajudá-lo, tive que pesquisar algumas informações importantes sobre ...